A AIPA está aberta a novos membros, seja por meio de nossa própria formação (Pós-Graduação em Psicanálise e Aconselhamento) ou através da candidatura de psicanalistas e/ou conselheiros formados em outras instituições. Veja as informações abaixo sobre os critérios, categorias, valores e faça já sua solicitação.
CRITÉRIOS E CATEGORIAS
Critérios para se associar à AIPA (os critérios acompanham as especificidades de cada categoria de membro)
- Possuir curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem e ser considerado idóneo pela Comissão de Ensino (CE). Exceção para candidatos na categoria de Temporário, que podem estar em formação de nível superior e/ou psicanalítica e de aconselhamento pela AIPA.
- Ser admitido pela Direção da AIPA mediante proposta da Comissão de Ensino.
- Candidatos formados por outras associações, institutos, conselhos ou similares nacionais e estrangeiros podem ser admitidos mediante análise da CE e da Direção, considerando sua contribuição para a psicanálise e para a AIPA, podendo ser solicitado adequação curricular de acordo com o regulamento de formação da AIPA.
Categorias de Membros*
- Temporário: Admitidos para formação e qualificação como psicanalistas e/ou conselheiros em curso da AIPA e que concluíram 60 horas de análise pessoal**. Podem ser estudantes de nível superior. Mantêm a designação “Temporário” até concluírem a formação.
- Adjunto: Membros que completaram a formação psicanalítica e/ou de aconselhamento, validada pela Comissão de Ensino. Concluíram no mínimo 180h de análise pessoal, 50h em atendimentos e 20h em supervisão.
- Titular: Psicanalistas e/ou conselheiros que apresentaram um trabalho científico em reunião da AIPA, com nível de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem e aceito pela Comissão de Ensino e possui a carga horária necessária de atendimentos (250h), supervisão (100h) e análise pessoal (180h).
*Para aqueles que optam apenas pela categoria de conselheiro, a apresentação do certificado de horas de análise pessoal e supervisão não é obrigatória. No entanto, recomendamos a sua realização para fins de crescimento pessoal e profissional. Vale ressaltar que a AIPA visa ter em seu quadro de membros Psicanalistas e Conselheiros, portanto cabe ao candidato a adequação curricular e oportuna solicitação da categoria faltante.
**As horas de análise pessoal distribuem-se da seguinte forma: 10 (dez) horas de análise pessoal psicanalítica individual; 40 (quarenta) horas de análise pessoal em contexto de aulas; 20 (vinte) horas de análise pessoal em outras atividades de grupo.
DIREITOS E DEVERES DOS MEMBROS DA AIPA
Direitos
- Receber uma credencial emitida pela AIPA conforme sua categoria de membro.
- Página padronizada no site da AIPA.
- Participar de atividades científicas (congressos, seminários, conferências, workshops) com custos reduzidos.
- Utilizar as instalações, equipamentos e serviços da AIPA, incluindo informação e documentação, conforme tabela de custos reduzidos.
- Ter acesso à supervisão psicanalítica a custo reduzido.
Nota: Ser membro da AIPA não implica vínculo trabalhista, remuneração ou quaisquer direitos previdenciários, sendo uma participação de caráter associativo.Deveres
- Cumprir as obrigações correspondentes à sua categoria, incluindo o pagamento das quotas.
- Atuar conforme os princípios éticos e os objetivos institucionais da AIPA, bem como manter em dia as sessões de análise pessoal e supervisão.
- Participar ativamente das atividades da associação, contribuindo para seu desenvolvimento e prestígio.
QUOTAS
A solicitação deve ser acompanhada do pagamento das QUOTAS que pode ser em caráter ANUAL ou SEMESTRAL de acordo com os seguintes valores:
Temporário: 70€ (Semestral)
Adjunto e Titular: 140€ (Anual)
Fazer o pagamento via MBWAY 910302649 ou IBAN PT50001800035382101302049
OBSERVAÇÕES
1- Automaticamente com a associação à AIPA o membro torna-se associado da SNTPC (Brasil) com direito à credencial.
2- Caso não seja aprovada a solicitação o valor pago poderá ser devolvido mediante solicitação.